logo clinica naturale Varizes Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que são ?
  Os tipos
  Porque aparecem ?
  Complicações
  Prevenção
  Perguntas e Respostas
  Vasos da Face
  Tratamentos de Varizes
  Escleroterapia
  Crioescleroterapia
  Laser para vasos
  Microcirurgia
  Cirurgia a Laser
  Cirurgia de Varizes
  TCV- Manutenção
  Tratamento - Vasos face
  Texto Completo
  Pesquisas
  História das Varizes
  Setor Médico
  Referências Científicas
LASER para Cirurgia de varizes

Cirurgia de Varizes com LASER Endovascular - EVLT

Indicado

Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4

Local de realização

Day Hospital

Internação Hospitalar

Desnecessária

Repouso

4 a 7 dias

Tempo para o procedimento

1 a 5,5 hs

Retorno para as atividades domésticas

4 a 7 dias

Retorno para as atividades profissionais

4 a 7 dias

Retorno para as atividades esportivas

7 a 20 dias

Restrições

Sol por 30 dias

A técnica de Cirrugia de Varizes com o LASER Endovenoso é indicada para as varizes de maior calibre e tem um menor tempo de repouso como principal vantagem. Ao invés de retirar as veias de grande calibre como a safena, elas são desligadas do corpo e tratadas por uma microfibra ótica, que transmite o LASER.

A veia permanece no local, mas inativada, e separada da circulação. A grande vantagem é o pós-operatório que é muito mais simples com menos reações e retorno às atividades normais mais cedo. Como todos os tratamentos tem indicações precisas e não pode ser utilizado em todos os casos.

Já utilizamos a nova técnica de rotina e o EVLT nos tem entusiasmado muito na Clínica Naturale, e em nosso serviço de Cirurgia Vascular. Os médicos da Clínica Naturale participaram ativamente das pesquisas realizadas no Brasil, com o EVLT, e que foram aprovadas e já o utilizam em seus pacientes.

O equipamento utilizado é um LASER de Diodo, que emite um feixe de luz na faixa do infravermelho. A potência utilizada varia de 4 a 15 Watts. O interessante é que uma lâmpada de 15 watts, mal consegue iluminar uma sala, para a leitura de uma revista, mas 1 LASER de 15 Watts é capaz de perfurar a revista. Esta energia luminosa é absolutamente domada, e utilizada na medicina em vários campos, e agora na Cirurgia de Varizes.

O equipamento é especialmente desenvolvido e já está aprovado na ANVISA do Brasil.

 

LASER ENDOVENOSOREGISTRO ANVISA N °80058580018

CONSOLE de LASER - DELIGHT® , produzido por Industra Technologies

O LASER Endovenoso de 1470 nm

O Laser Endovenoso é um moderno método de tratamento das varizes de grosso calibre. A vantagem é que o método oferece um pós operatório mais rápido e tranquilo.

Pesquisas recentes realizadas com a colaboração da equipe de Clínica Naturale confirmaram as vantagens desta técnica que vem sendo aceita em todo o mundo.

No pós-operatório a cirurgia de vasos maiores realizadas com o LASER apresenta menor edema ( inchaço), menores quantidades de equimoses ( manchas arrocheadas produzidas pelo sangue), menor quantidade de hematomas ( acúmulo de hemácias no local tratado) , cicatrização do local tratado em menor tempo, pouca dor no pós - operatório , tudo isso diminui o tempo necessário de repouso no período pós-operatório .

O LASER Endovenoso oferece uma recuperação mais rápida do paciente, o que permite o retorno as atividades rotineiras mais rápido, uma grande vantagem nos atribulados dias de hoje.

A nova Fibra Radial de 1470 nm foi um grande avanço , que deixou o tratamento ainda mais eficiente, por ter a capacidade de tratar o vaso de forma mais homogênea .

Um emissor de LASER , o console, é conectado a uma fibra ótica muito fina, que transporta o laser para dentro do vaso que se pretende tratar.

A Fibra Ótica Radial , construída especialmente para cirurgias de varizes , emite o LASER em forma circular. atingindo todo o vaso que será tratado.

Fibra Laser Radial

Fibra Laser Radial em grande aumento

Sua utilização é mais vantajosa nas varizes de grande calibre, quando ao invés de retirar a veia, ela é tratada e eliminada em seu próprio local através de uma fibra ótica que transmite o LASER.

   
   

É utilizado um Laser de Diôdo, especialmente desenvolvido para este fim, e as fibras que transmitem o laser para dentro do vaso possuem tamanhos determinados para agir em cada calibre de veias doentes, ou inestéticas.

 

Detalhes da técnica do EVLT

O equipamento de laser emite uma luz muito forte e concentrada, que tem características próprias para se obter o resultado .Esta luz é transmitida por uma microfibra ótica radial , que é introduzida dentro da veia a ser tratada. Podem ser tratadas a veia safena e colaterais não muito tortuosas.

A microfibra ótica provoca uma cauterização interna da veia tratada que é deixada no lugar. A vantagem é que a veia não precisa ser extirpada, como é realizado no tratamento convencional. É  tratada com o Laser e permanece  no próprio local, excluída da circulação.  Se transforma em um fino cordão sem função, que posteriormente é absorvido e eliminado pelo corpo.

Por este fato, a tratamento da veia no local, sem extirpação, o tempo no hospital é muito diminuído, o pós operatório também é muito mais simples com menos reações e pode haver o retorno mais breve as atividades normais . 

Entretanto, o método antigo tem algumas vantagens, que devem ser mantidas. É melhor para retirar as veias colaterais tortuosas e a ligadura da chamada crossa da safena e seus ramos é um processo seguro, que tira a comunicação entre o sistema superficial doente e o profundo , que é o eficiente, e que vai manter a circulação.

Entretanto, devemos lembrar que o EVLT não é útil para todos os casos, e que o tratamento convencional também é eficiente. Uma consulta  e correta avaliação do cirurgião  são  necessárias para determinar se há vantagens com a aplicação do método, para cada caso.  Associamos o uso das duas técnicas, utilizando cada recurso onde é melhor, e obtendo vantagens das duas . rn

 

Referências Científicas

1. Min RJ, Khilnani N, Zimmet SE. Endovenous laser treatment of
saphenous vein reflux: long-term results. J Vasc Interv Radiol 2003;14:
991-6.

2. de Medeiros CA, Luccas GC. Comparison of endovenous treatment
with an 810 nm laser versus conventional stripping of the great saphenous
vein in patients with primary varicose veins. Dermatol Surg 2005;
31:1685-94.


3 Proebstle TM, Gul D, Kargl A, Knop J. Endovenous Laser treatment of
the lesser saphenous vein with a 940-nm diode laser: early results.
Dermatol Surg 2003;29:357-61.

4 Murad, M.H. et All . A Systematic Review and Meta-analysis of the treatment of varicose veins . J Vasc Surg 2011;53:49s65sens as

 

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: